O Brasil na 1ª Guerra Mundial

 

O Brasil, foi o segundo país de língua portuguesa a entrar na guerra e ao qual foram confiadas acções que, felizmente, não o colocaram na frente de batalha. Inicialmente neutro, foi contudo o único país da América latina a participar na guerra.

E tudo começou no mar, com vários navios brasileiros afundados pelos alemães. Mas no dia 5 de Abril de 1917, um dos maiores navios brasileiros, o vapor Paraná carregado de café, foi torpedeado por um submarino alemão perto de França e três brasileiros foram mortos. Mais tarde, foi abatido perto do Canal da Mancha. Pouco depois, outro navio foi afundado e o povo, indignado, exigiu uma resposta firme por parte do governo brasileiro, que decidiu entrar na guerra ao lado dos aliados ocidentais (Estados Unidos, Inglaterra e França).

Sem possuir meio militares relevantes, o Brasil deu o seu contributo com alguns pilotos de avião, navios militares, apoio médico e fornecimento de produtos agícolas a uma Europa dilacerada pela guerra. Ficou também incumbido do patrulhamento das águas do Atlântico Sul e algumas áres do Oceano Atlântico. No fim da guerra, teve direito a exigir da alemanha, o pagamento de indeminizações.

Sem comentários:

Enviar um comentário