Maio de 1940. Invasão da Bélgica, Holanda, França e Luxemburgo. A Europa ocidental estava horrorizada!

Depois da ocupação Nazi, o governo norueguês abandona o país e estabelece exílio em Londres, a 5 de Maio. Já nesta altura da guerra, existiam vários generais alemães que se opunham, embora em segredo, a esta política espansionista de Hitler. Os riscos que corriam eram enormes e podiam seguramente custar-lhes a vida. Mas era vital informar o ocidente das intenções do ditador e por meios muito bem estudados, foi através do Vaticano que a notícia da próxima invasão da Bélgica, Holanda e França, se ficaram a saber.
 Os alemães, contudo, conseguiram decifrar as mensagens secretas, mas mesmo assim, Hitler não recuou. A sua confiança na supremacia germânica era inabalável. Prevendo o pior, vários lança-minas foram espalhando minas na costa holandesa para evitar, num futuro próximo, um esforço inglês de auxilio á Holanda.

Entretanto na Grã-Bretanha, o alistamento de tropas é prolongado até aos 36 anos. Nesta altura tão conturbada da Europa, é de assinalar o excelente sistema dos serviços secretos germânicos, mas devidamente "monitorizados" pelos serviços secretos ingleses que, diga-se em abono da verdade, prestaram um serviço vital, ao longo de toda a segunda guerra aos países aliados.
Mas os alemães não tinham tempo a perder e a 10 de Maio, iniciam a invasão da Bélgica, da França, do Luxemburgo e da Holanda! Era uma corrida contra o tempo e Hitler sabia que o factor surpresa iria apanhar desprevenidos os países ocidentais. Neste  dia ainda houve tempo para a Luftwaffe bombardear o Kent, no Reino Unido.

Ainda neste mesmo dia, Winston Churchill é nomeado primeiro ministro da Grã-Bretanha,em consequência da renuncia de Nevile Chamberlain. Talvez um dos momentos mais altos da Grã-Bretanha, já que Winston Churchill foi um primeiro ministro sem par e que viveu intensamente os duros anos da guerra, estudando, ouvindo, viajando e sobretudo "interpretando" os jogos de Hitler e dos seus estrategas generais.
No dia 11, o Luxemburgo é ocupado rápidamente e quase sem oposição. E no dia 14, Roterdão é fortemente bombardeada pela Luftwaffe e no dia 15 a Holanda aceita a rendição, á excepção da região da Zelândia, que se rende dois dias depois.

Entretanto, não dando tréguas ás suas tropas que de resto se encontravam fortemente embaladas para a conquista e para a vitória, os alemães invadem Amiens, França, no dia 19. Esta guerra relâmpago, feita á custa de veículos blindados extremamente eficazes e rápidos e de tropas muito motivadas, vai-se transformando num verdadeiro pesadelo para as velhas democracias europeias, impotentes e perplexas com tanta ousadia, força e determinação.

A 20, o campo de concentração de Auschwitz é aberto, na Polónia. Havia agora um local adequado para ir armazenando prisioneiros não só da Polónia, mas dos países que iam sendo ocupados.
No dia 26 tem início a Operação Dínamo que inicia a evacuação aliada de Dunquerque. Esta  foi uma notável operação militar da Segunda Guerra Mundial. Quase trezentos e quarenta mil soldados aliados foram evacuados sob intenso bombardeio, entre 26 de Maio e a manhã de 3 de Junho, da cidade francesa de Dunquerque até á cidade inglesa de Dover. Um desastre decorrente da invasão da França pela forças nazis em 10 de Junho de 1940, que avançou rapidamente devido á falta de efetiva resistência aliada.

No dia 28 de Maio a Bélgia não resiste e apresenta a rendição, 18 dias depois da invasão! Lutaram com bravura as tropas belgas por todo o território, mas a supremacia dos Panzer e a eficácia da tropa alemã era arrazadora.

Os vídeos que se seguem relatam e mostram este novo tipo de guerra, a Blitzkrieg, com o avanço implacável da Wehrmacht, sobre a Bélgica, a Holanda e a França.

 




Sem comentários:

Enviar um comentário