Os primeiros deportados, o atentado contra Hitler e a invasão da Finlândia, marcaram o fim de 1939

 No seguimento da ocupação da Polónia, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia, declaram guerra á Alemanha, logo seguidos da França, depois de terem pedido aos alemães para retirar. Entretanto, o navio britânico SS Athenia é torpedeado por um submarino alemão e torna-se o primeiro navio afundado da segunda guerra.

Nesta altura, o Japão declara a neutralidade, tal como os EUA. A África do Sul e o Canadá, declaram guerra á Alemanha.

Em Outubro do mesmo ano de 1939, os primeiros judeus alemães são deportados para a Polónia e é constituído o primeiro gueto em Lublin. Em Novembro, forças da oposição tentam assassinar Hitler numa cervejaria em Munique.
E a 30 de Novembro, tropas sovieticas invadem a Finlândia. A diferença entre as partes, era tremenda e no armamento, a Finlândia pouco possuia. Resumindo: Finlândia, 250 000 soldados
30 tanques e 130 aviões. Sovieticos: 1.000.000 soldados, 6.540 tanques e 3.800 aviões! Não obstante, as dificuldades a ultrapassar pelos russos, foram imensas dada a impetuosidade do exército finlandês. Morreram 126.800 russos e "apenas" 27.000 finlandeses. A vitória aparentemente fácil, foi uma espinha encravada na garganta de Stalin.
Em Dezembro, a Itália declara-se neutra e entretanto, começam a chegar á Europa as primeiras tropas canadianas. Entrava o ano de 1940 com o alistamento geral na Grã-Bretanha. Todos os homens entre os 20 e 27 anos podiam ser convocados. Era apenas o início de uma longa jornada.
              

Sem comentários:

Enviar um comentário