Novembro de 1940. Roosevelt é novamente eleito. Adesão de mais três países ao Pacto Tripartite

Presidente Roosevelt
No dia 5 de Novembro e após uma acesa campanha eleitoral com o seu opositor Wendell Willkie, republicano, Franklin Roosevelt é eleito presidente, com uma maioria confortável. Era a primeira vez, na história dos Estados Unidos, que um presidente exercia um terceiro mandato.

 Para isso, teve de prometer ao país uma coisa que depois não pode cumprir: deixar a América fora da guerra. De resto, era já conhecida a abundante correspondência e conversas pessoais com Churchill, extremamente carenciado da ajuda americana.



A 8 a RAF, bombardeia Munique. Depois de, no mês anterior, Hitler ter desistido dos ataques aéreos à Grã-Bretanha, era agora a vez de os ingleses bombardearem fortemente Berlim, numa clara demonstração de força, atingindo objectivos que já não eram estritamente  militares.
 Ao longo dos seis anos de guerra Berlim, terá sido atacada 61  vezes e ficou praticamente arrasada.


 No dia 11, a marinha britânica ataca unidades da marinha italiana,  na cidade de Taranto.

 A 13, a Polónia, sob domínio soviético, corta relações com a Itália.

A 14, o exército grego, após renhidos combates, faz recuar os italianos de novo para a Albânia.

No dia 20 a Hungria assina o Pacto Tripartite, assumindo assim a condição de aliada do Eixo.

A 23, é a vez de a Roménia assinar o mesmo pacto, talvez por influência dos vizinhos Húngaros, enquanto a Bélgica declara guerra Itália.

A 24 a Eslováquia assina também o Pacto Tripartite, ficando assim, toda aquela zona da Europa, aliada da Alemanha.

Neste período da guerra, com um domínio muito forte por parte da Alemanha, os países com menores recursos e mais fracos do ponto de vista militar e político, praticavam uma espécie de dança bizarra, tentando adivinhar para que lado se viravam as vitórias. Era uma época de terror em que muitas vezes se tornavam aliados da Alemanha, para evitar represálias futuras.



Sem comentários:

Enviar um comentário