Outubro de 1940. Inicio das convocatórias nos E.U. É criado o Gueto de Varsóvia. Hitler encontra-se com Franco

O mês de Outubro, foi um mês com acontecimentos que podem ter sido decisivos para o desfecho da guerra. Desde o encontro de Hitler com Franco, até ao fim da chamada Batalha de Inglaterra, tudo aconteceu enquanto o resto do mundo continuava a tremer com medo da Alemanha.

Entretanto a 10 de Outubro, a marinha britânica bombardeia Cherburgo, agora sob controle dos alemães.

A 12, o alto comando alemão decide que qualquer invasão alemã ao Reino-Unido, só acontecerá depois da primavera de 1941. Depois das dificuldades encontradas e da poderosa reacção da RAF, esta seria a melhor decisão a tomar, libertando assim meios e homens para a frente russa, principal preocupação do momento para os alemães.

No dia 16, nos Estados Unidos, tem inicio a convocatória dos homens para as forças armadas.

Na foto, é visível o muro de separação do Gueto
Entretanto, ainda no dia 16,  é criado o Gueto de Varsóvia pelo Governador Geral Alemão, General Hans Frank que, durante três longos anos iria infernizar e destruir a vida de milhares de polacos. O Gueto, chegou a ter, no seu interior, 380.000 mil pessoas. Ao fim de três anos haviam apenas 70.000. Os restantes 310.000, uns morreram de fome e de doenças e a maioria foi transferida para o campo da morte de Treblinka, onde foram exterminados.

A 23 de Outubro, Hitler encontra-se com o General Franco na cidade fronteiriça de Hendaye. Este encontro havia sido cuidadosamente preparado pelas duas partes e tinha como objectivo convencer a Espanha a entrar na guerra ao lado da Alemanha. Na verdade, parece que Franco estaria bem informado da actual e futura situação política e militar da Alemanha, por informações recebidas do alemão Almirante Canaris.

As condições colocadas na reunião, deixaram Hitler irritado.
 

Franco pretendia que lhe entregassem a parte francesa de Marrocos, material de guerra, especialmente aéreo e neste momento da guerra, a Alemanha não tinha condições para o fazer. Não houve qualquer acordo entre ambos, o que evitou que a Espanha entrasse na guerra.

No dia 28 a Itália ataca a Grécia. Esta batalha iria durar até 6 de Abril de 1941, mas com intervenção das tropas alemãs, dado que os italianos, que haviam iniciado o ataque através da Albânia não só não conseguiam conquistar a Grécia, como estavam em vias de perder a própria Albânia que a Grécia já controlava em parte.
Tropas gregas resistem ás forças do Eixo


 Desesperado, Mussolini pede ajuda a Hitler que teve de invadir a Jugoslávia e a Macedónia, para acorrer ao seu amigo. Com a ajuda dos búlgaros os alemães rapidamente dominaram a Grécia no mês de Abril.







Caça britânico abatendo avião alemão



A 31 de Outubro, termina finalmente a Batalha de Inglaterra. Após 15 meses de árduos combates entre a Royal  Air Force e a Luftwaffe, a Alemanha acaba por ceder. 
Um dia de alívio para os ingleses e para os restantes aliados.


Sem comentários:

Enviar um comentário