Janeiro de 1941. É aprovado pelo congresso americano o empréstimo aos aliados europeus. Os ingleses conquistam Tobruk aos italianos. Charles Lindebergh discursa pedindo a neutralidade entre os E.U. e a Alemanha. Início da ofensiva britânica na Somália

 O início de 1941, seria recheado de acontecimentos que foram importantes no desenvolvimento das hostilidades, tendo havido um empréstimo por parte dos E.U. aos seus aliados, que se debatiam com enormes problemas financeiros e de material bélico e pelo discurso de Lindbergh no congresso, que assustou os aliados e, finalmente, pela conquista de Tobruk, na Líbia.

A 5 de Janeiro, tropas australianas da 6ª Divisão, que aqui iniciaram o seu primeiro combate, atacam durante três dias e ocupam a cidade de Bardia na Líbia, que ficou conhecida como a Batalha de Bardia, no seguimento da Operação Compasso, que foi um sucesso completo para as tropas aliadas, resultando, no final da campanha, em 115.000 prisioneiros e destruição de armas pesadas e aviões, sofrendo poucas baixas.

Data35 de janeiro de 1941
LocalBardiaLíbia
DesfechoVitória dos Aliados
Combatentes
 Reino Unido
 Austrália
 Itália
Comandantes
Austrália Iven MackayReino de Itália Annibale Bergonzoli
Forças
16 000 soldados[1]45 000 soldados[2]
Baixas
130 mortos
326 feridos[3]
1 000 mortos
3 000 feridos
36 000 capturados[2]

Para as tropas italianas, este seria o primeiro desastre dos muitos que se iriam seguir.

No dia 10, é aprovado pelo congresso americano um fornecimento de armas e outros suprimentos, por empréstimo aos seus aliados, que ficou conhecido por Lend-Lease no valor de 50 milhões de dólares (valores actuais: cerca de 647 milhões), que foram distribuídos pela Grâ-Bretanha, União Soviética, China e França Livre, para além de outros países.
O Presidente Roosevelt assinando o projecto lei Lend-Lease
Por esta altura, o Canadá tomou uma decisão semelhante e enviou cerca de 5 milhões de dólares em suprimentos, para a Grã-Bretanha e União Soviética. Estes foram passos muito decisivos para o andamento da guerra em favor dos Aliados.
Entretanto é ocupada a cidade albanesa de Keleyer, pelo exército grego enquanto se desenrola um intenso combate naval anglo-italiano no estreito da Sicília.

Dia 12, tropas britânicas, australianas e e neo-zelandesas, atacam a cidade de Tobruk.

A 19, tropas britânicas atacam a Etiópia e a Eritreia.

Ataque a Tobruk
Dia 21, tropas britânicas fortemente ajudadas por australianos, atacam novamente Tobruk que possui um porto de mar estrategicamente importante para os dois lados do conflito. É provavelmente o melhor porto natural do norte de África. No assédio, é feito um número significativo de prisioneiros, bem como equipamento diverso e material de guerra. Por força da grande mobilidade das tropas aliadas, os italianos foram forçados a pedir várias vezes a intervenção e apoio dos alemães.
 Todavia Hitler tinha muitas dúvidas sobre a capacidade dos italianos e não queria deixar os seus Panzer entregues a um exército incapaz, pelo que escreveu a Mussolini dizendo que de momento não poderia ajudar, mas que em breve enviaria a sua própria tropa.

 Esta derrota irritou particularmente o comando alemão, que decidiu enviar, mais tarde, uma força blindada comandada pelo então competente e impetuoso General Rommel. Estava em jogo o controlo de todo o Norte de África e Hitler percebeu isso.

O dia 23, ficou marcado pelo discurso, no congresso americano de Charles Lindbergh, que recomenda um pacto de neutralidade entre E.U. e Alemanha.

Charles Lindbergh
Lindbergh era desde à muito um apreciador da capacidade tecnológica alemã. Pioneiro da aviação americana, ficou famoso por ser o primeiro piloto a fazer a primeira travessia transatlântica sem escala, em 1927. Em 1936, esteve na inauguração dos Jogos Olímpicos em Berlim, ao lado de Adolf Hitler. Para Lindbergh, não havia dúvidas: a Alemanha, iria ganhar a guerra. É fácil imaginar o impacto deste apelo junto dos Aliados, na altura ainda procurando formas de compreender a estratégia alemã.

No dia 26, tem inicio a ofensiva inglesa na Somália. Posteriormente, alguns oficiais italianos juntaram-se com as tropas coloniais italianas e praticaram uma espécie de guerrilha contra os ingleses, que durou até ao fim de 1942. Durante o período da guerra a Somália foi governada por uma administração militar inglesa, que impôs a Lei Marcial.

Dia 30, os australianos capturam Derna, uma cidade líbia, (na altura uma província italiana), aos italianos.


Sem comentários:

Enviar um comentário