Inicio da construção de Auschwitz e invasão da Dinamarca e Noruega. Janeiro de 1940

Logo no inicio de 1940, os alemães criam mais um gueto judeu na cidade polaca de Lodz. É o segundo, em menos de um ano. Os bens essenciais como a carne, o bacon, o açucar e a manteiga, começam a ser racionados na Grã-Bretanha e na França. O General von Manstein, apresenta a Hitler o seu plano para a invasão da França, através das Ardenas. Um presente desejado! Entretanto, começam os trabalhos de construção do campo de concentração de Auschwitz, na Polónia.

A 1 de Março, a Alemanha ordena a invasão da Noruega e da Dinamarca. E a 12, a Finlândia assina um acordo de paz com a URSS e a 13, termina a chamada Guerra de Inverno.
No dia 16, pela primeira vez, os alemães bombardeiam Scapa Flow, na Escócia, causando as primeiras vítimas civís da segunda guerra.
Mas em Abril, Hitler decide-se mesmo pela invasão da Noruega e da Dinamarca. A 8 de Abril, a Noruega declara guerra á Alemanha e as tropas britânicas colocam as primeiras minas marinhas na costa da Noruega.

A 9 de Abril de madrugada os alemães invadem a Dinamarca e a Noruega iniciando a Operação Weserübung. A Dinamarca, rende-se no mesmo dia, pois era impossível suster o ataque alemão, dada a diferença de forças em combate. Na primeira batalha de Narvik, destróiers e aeronaves britânicos, conseguem realizar um ataque surpresa a uma força naval alemã, com bons resultados. E em 13 de Abril um novo ataque britânico, é coroado de êxito. No dia 14, tropas britânicas e francesas, desembarcam na Noruega. No dia 30 as mesmas tropas começam a evacuar o terreno, considerando impossível, nesta altura, enfrentar o poderio alemão.






Sem comentários:

Enviar um comentário