2ª Guerra Mundial


 

Quando a Primeira Grande Guerra terminou, foi chamada por muitos, incluíndo o presidente dos EUA, como a mãe de todas as guerras, porque ela havia, na sua brutalidade, mostrado os horrores dos combates e da destruição! Teria servido, pelas suas terríveis consequências, como exemplo para que não mais voltasse a acontecer uma guerra parecida.
Mas na   verdade, podemos dizer que a Segunda Grande Guerra, foi apenas a continuação da primeira, como afirmou sabiamente Winston Churchill. E foram vários os motivos que contribuíram para que esta nova e alargada carnificína acontecesse, passados menos de 20 anos.

A Grande Depressão, a Revolução Russa, a situação económica quase arruinada da Alemanha, o anti-semitismo e as consequências do Tratado de Versalhes, (recomendo a leitura) foram as feridas latentes que não chegaram a fechar. De facto, para os alemães, o tratado não foi apenas humilhante mas teve consequências directas na vida e na economia do país. 
Em consequência, foi nascendo um sentimento de revolta na população, já que as indeminizações astronómicas a pagar aos aliados eram de aproximadamente 300 mil milhões de marcos, para além da recessão, desvalorização do marco e desemprego. Estavam criadas as condições, para surgir um governo totalitarista, que restituísse toda a dignidade perdida pela Grande Alemanha.
Numa Europa em completa recessão e sem empregos, começavam a surgir governos totalitários como em Itália, com Benito Mussolini, eleito Duce, com poderes sem limites e totalitários. No extremo oriente, o Japão também já havia mostrado a sua tendência expansionista, com a invasão da Manchúria e o ataque desumano, que ficou conhecido como o massacre de Nanquin.
Três potências belicistas que cobiçavam o Mundo e que por isso, assinaram um tratado de ajuda mútua, o Tripartite, do qual nasceu o Eixo. Esta aliança diabólica iria transformar o mundo e estender a guerra aos quatro cantos do planeta. A Alemanha, começa assim a preparar a sua nova ofensiva.

Como diz Martin Gilbert, célebre escritor inglês, especialista em assuntos da Segunda Guerra: " O maior caso interminável da Segunda Guerra Mundial, É a dor humana!

 

Sem comentários:

Enviar um comentário