A invasão da Polónia


Os três vídeos acima, mostram várias etapas do rápido avanço das tropas alemãs, sob o olhar atento, mas submisso, do povo polaco.
Em 1 de Setembro de 1939, as tropas alemãs deram início á invasão da Polônia, marcando o início da Segunda Guerra Mundial.
Ficheiro:Wrzesien2.jpgA invasão culminaria com a dominação completa do país em 6 de outubro do mesmo ano. A operação foi iniciada em resposta a um suposto ataque polonês a uma estação de rádio, o que depois foi comprovado como um ardil dos nazistas para justificar a invasão. Durante a operação, em 17 de setembro, a União Soviética, seguindo uma cláusula secreta do Pacto Molotov-Ribbentrop, também declarou guerra á Polônia e deu início á Invasão Soviética da Polónia na parte leste do país. Em 3 de setembro, em resposta ás hostilidades, França e Reino Unido, seguidos por Canadá, Nova Zelândia e Austrália, entre outros, declararam guerra á a Alemanha Nazi.

A 17 de Setembro do mesmo ano, a União Sovietica invade também a Polónia. Nesta altura, completamente dominada, a Polónia deixou de existir ficando dividida ao meio, entre alemães e sovieticos. Os dois velhos inimigos, eram agora mais vizinhos do que nunca. No mapa, podemos ver o novo desenho da ex-Polónia, a Criatura Feia do Tratado de Versalhes, como afirmou Molotov, ministro dos negócios estrangeiros da URSS.

Sem comentários:

Enviar um comentário