Os portugueses na grande batalha de La Lyz, em Abril, de 1918

Em consequência da antiga aliança existente entre Portugal e a Grã-Bretanha, o governo da altura, sobre a presidência de Sidónio Pais, sentiu-se "empurrado", para a 1ª Guerra Mundial, organizando um exército sem experiência de combate e, também, com pouca experiência no uso e manejo das várias armas, fornecidas pelos ingleses. Mas, resumidamente, é esta a história da batalha de La Lyz, práticamente desconhecida da maioria dos portugueses, nomeadamente dos mais jovens.

A batalha de La Lyz, na Flandres, Bélgica, durou apenas 20 dias. Começou a 9 de Abril e acabou a 29 do mesmo mês, de 1918.
Nesta batalha, que marcou a participação de Portugal na 1ª Grande Guerra, os exércitos alemães provocaram uma estrondosa derrota ás tropas portuguesas, o que foi a maior catástrofe militar, desde a batalha de Alcácer-Quibir, em 1578!


A frente de combate era extensa, cerca de 55 Km, e guarnecida pelo 11º Corpo Britânico, com cerca de 84.000 homens, entre os quais de encontrava a 2ª divisão do Corpo Expedicionário Português (CEP), liderada pelo general Gomes da Costa e constituído por cerca de 20.000 homens. Esta linha de defesa viu-se impotente para suster o avanço de oito divisões do 6º exército alemão, com cerca de 55.000 homens.

As nossas tropas, em cerca de 4 horas de luta, perderam 7.500 homens entre mortos, feridos, desaparecidos e prisioneiros, entre os quais, cerca de 330 oficiais de várias patentes. Mas então, porque tudo aconteceu tão rápidamente?
 São citadas, por diversos historiadores, várias razões e aqui ficam algumas das mais importantes?...
- Havia escassez de barcos. As tropas portuguesas não foram rendidas pelas britânicas, o que provocou um enorme desânimo.
- Alguns oficiais com maior poder económico e influência, conseguiram regressar a Portugal, mas não voltaram para ocupar os seus postos e dar o exemplo aos seus soldados! (ainda não tinha acontecido o 25 de Abril de 1974. Afinal, o mal, já vem de longe...muito longe).
- As tropas britânicas recuaram, deixando os flancos do CEP expostos ás forças alemãs, facilitando assim o seu envolvimento e aniquilação.

Parecem existir muitas outras razões, mas parece ficar clara a supremacia militar alemã, durante este período. Se tem vontade de saber mais sobre este apaixonante tema, clique aqui e ficará a saber.
Durante o período da guerra, que durou cerca de quatro anos, estimam-se 10 milhões de mortos e o triplo de feridos.
Mesmo com esta carnificina dos dois lados, rápidamente, tudo ficou esquecido. Apenas 21 anos depois, em 1939, tudo começava de novo, com o início da maior de todas as guerras. A 2ª Guerra Mundial, que iria começar exactamente perto do mesmo local. As contas, não haviam ficado devidamente acertadas. E é por isso mesmo que A GUERRA, É A PIOR DE TODAS AS PRAGAS! O HOMEM, O PIOR DE TODOS OS PREDADORES!

Sem comentários:

Enviar um comentário