Agosto de 1940. Os bombardeamentos de Londres, desviam a atenção do Mundo

Fugitivos letões bloqueados na neve
De acordo com o estabelecido no Pacto secreto Molotov-Ribbentrop, entre a URSS e a Alemanha, no dia 3 de Agosto de 1940, é anexada a Lituânia, no dia 5 a Letónia e no dia 6 a Estónia pela União Soviética, numa armadilha antes preparada, onde declaravam que os três países agora invadidos, não tinham respeitado os pactos de ajuda mútua e que, inclusivamente, tinham conspirado contra a Rússia.

Estónia, manifestação contra a URSS
 Assim foi-lhes apresentado um ultimatum onde eram

 exigidas novas concessões, incluindo a substituição dos respectivos governos, bem como a entrada de uma quantidade ilimitada de tropas do Exército Vermelho.
Protestos na Lituânia contra a invasão da URSS
 Perante tal situação tiveram estes países que ceder, não oferecendo qualquer tipo de resistência.
 Milhares de camponeses são presos, deportados ou executados, para dar lugar ao preenchimento das terras por russos vindos da URSS.
 Era o poder totalitário do mais forte, sobre os fracos, numa altura em que as atenções do Mundo se viravam para os bombardeamentos de Londres.

Quase fica a ideia de que o Exército Vermelho aproveitou este desvio de atenção para, com uma só acção, invadir os três países vizinhos.

Mas a 15 do mesmo mês, a Luftwaffe, aumenta e muito a intensidade dos bombardeamentos sobre Londres, mas agora, alargados a outras cidades inglesas.

No dia 17, Hitler, não satisfeito com os resultados até aí alcançados, declara um bloqueio às ilhas britânicas. A 19, aproveitando a concentração dos grandes combates entre Londres e Berlim, Mussolini conquista Berbera, antiga capital da Somália Britânica.

O Reichstag depois do bombardeio da RAF
E no dia 25, depois de aguentar tantos e tão destruidores bombardeamentos alemães, a RAF recebe ordens para bombardear Berlim, surpreendendo tudo e todos, com tanta coragem e determinação. O próprio Alto Comando Alemão, não queria acreditar. Hitler, ficou ainda mais irritado quando, a seguir ao primeiro ataque, outros se seguiram durante uma semana.

 No dia 1 de Setembro desse ano de 1940, proferindo um inflamado discurso, Hitler disse: "...se a RAF lançar 2, 3, 5 mil quilos de bombas, nós lançaremos 150, 300, ou 500 mil quilos...acabaremos com as cidades britânicas do mapa...e chegará a hora em que um de nós quebrará e não será a Alemanha Nacional Socialista..."

Estes dois acontecimentos (os bombardeamentos de Berlim e as ameaças de Hitler), que reflectiam um poder renascido da Grã-Bretanha e um certo temor de Hitler, devem ter dado muito para reflectir quer a Franco, quer a Salazar, que olhavam a guerra numa perspectiva de não alinhamento, embora tenham havido alturas de forte inclinação para o lado alemão, quer de um, quer de outro.       

Sem comentários:

Enviar um comentário