Julho de 1940 Início da Batalha de Inglaterra

Depois de controlada a situação em França, e com o governo fantoche francês instalado em Vichy, Hitler ordena então a preparação de planos para a invasão da Grã-Bretanha, com o nome de código Operação Leão Marinho. Agora que controlava a Holanda a Bélgica e a França, parecia não haver impedimentos de maior para avançar sobre os ingleses. Esta operação contudo não se realizou, porque a RAF, nos ataques preparatórios da força aérea alemã, não se deixou intimidar e infligiu pesadas baixas aos alemães, na guerra que ficou conhecida como a Batalha de Inglaterra.

De facto Hitler tinha como objectivo fundamental a invasão terrestre mas, antes, queria ter o controlo aéreo do Canal da Mancha, assim como o sul da ilha, porque isso era importante do ponto de vista estratégico.

Os aviões alemães eram contudo mais rápidos e com maior capacidade de subida, mas os britânicos eram mais manobráveis e francamente mais bem armados.

Assim, o primeiro ataque maciço, aconteceu a 10 de Julho, mas, em 15 de Agosto e 15 de Setembro, repetiram-se ataques extremamente violentos e que causaram pesadas baixas aos ingleses, quer em infraestruturas, quer na população.




Em Agosto a Luftwaffe, já havia reunido 2669 aeronaves, que incluíam 1015 bombardeiros 346 caças de mergulho, 933 caças e 375 caças com armamento pesado. Hitler apostava tudo para resolver o problema inglês.

Mas é de referir o papel verdadeiramente decisivo dos caças Spifire, encarregados de dar caça aos aviões de escolta alemães e o Hurricane, encarregado de abater os bombardeiros.
Hitler, havia planeado a invasão com uma força de 20 divisões e a grande desvantagem dos ingleses, é que não podiam utilizar todos os seus escassos recursos, porque era imperioso manter as posições que detinham, principalmente no Mediterrâneo...


A 2 de Agosto o navio mercante inglês Arandora Star, é afundado por um submarino alemão, no Mar do Norte. Parecia que os alemães estavam em todo o lado.


A 4, um navio francês é destruído na Argélia, pela marinha inglesa. O governo francês de Vichy, agora do lado alemão, rompe as relações diplomáticas com os ingleses.

No dia 5 a Roménia alia-se ao eixo.

A 10 de Julho, começam os intensos bombardeamentos a Londres e outras cidades inglesas.

No dia 21, o governo checoslovaco que já havia pedido asilo à Grã-Bretanha, estabelecesse em Londres.

A 25, considerando a situação de insegurança e dúvida que se vivia por toda a Europa, o governo determina a evacuação de todas as crianças e mulheres de Gibraltar, um pequeno enclave britânico no Sul de Espanha.


Sem comentários:

Enviar um comentário